Share

A Tecnologia em Cidades Inteligentes

A Tecnologia em Cidades Inteligentes

Quando falamos de cidades futuristas logo imaginamos diversas implantações de tecnologias, câmeras, robotização e tudo mais que é digital. Não estamos longe deste futuro, com essa forte tendência tecnológica os investimentos em redes de comunicação para automação das linhas de distribuição de energia e medição remota do consumo vêm crescendo consideravelmente.

Uma questão que está na pauta de estudo das empresas é: “Como aproveitar essa estrutura de conectividade, que se expande no país, para fomentar tecnologias que melhorem a qualidade de vida da população e ajudem a desenvolver Cidades Inteligentes?”

A resposta veio rápido, pesquisadores da Lactec estão em frente de estudos da empresa para o setor elétrico e avaliaram a aplicação de tecnologias de cidades inteligentes, aproveitando a infraestrutura de sistema Smart Grids, digitalização de processos, atendendo a demanda da subsidiária de distribuição da Copel, foi realizado através do Programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel.)

A cidade que foi implantada como Piloto é Ipiranga (PR), área de concessão da Copel Distribuição, sendo a primeira cidade do País a ter todas as unidades consumidoras atendidas com medidores inteligentes. Sendo aplicado o serviço de Automação da iluminação pública, medição inteligente de consumo de água e Automação do monitoramento climático.

O serviço envolve módulos com circuito eletrônico que conecta as luminárias, medidor de água e estação meteorológica à rede de comunicação Smart Grid da Copel. Tudo coletado via rede, assim como também foi desenvolvida a parte sistêmica, como essas informações serão processadas e coletadas. A Automação ainda está em processo de testes e avaliação, para saber como a utilização impactará o desempenho da rede de comunicação.

Com essa aplicação de tecnologia nas cidades, mesmo sendo já conhecida, ainda é novidade para a maioria das indústrias brasileira, certamente gerará um novo olhar para aceitação de investimento no avanço da automação nas próprias empresas.

À vista disso, a ACAF já está acompanhando essa inovação, como exemplo da Industria 4.0. Os empresários podem ter o controle da produção, processos e operações em tempo real.

Acesse o site da Aneel e confira mais sobre aqui.

Share post:

Leave A Comment

Your email is safe with us.